Um chocolate, desenvolvido por cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem chamado a atenção de quem não resiste à iguaria branca. Além de delicioso, o docinho é considerado um alimento pra lá de saudável. Veja o porquê.
Chocolate que combate envelhecimento e peso
O chocolate branco é saudável porque está recheado de propriedades funcionais. Para turbinar o doce com um teor maior de substâncias antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento, o chocolate é fabricado com a fruta goji berry.
O goji berry é uma fruta originária das montanhas do Tibete, com potente ação antioxidante e alta concentração de vitamina C (chega a ser 50 vezes maior que a da laranja). E o melhor de tudo: quase não engorda, já que possui pouquíssimas calorias, cerca de 50 em cada colher de sopa. Na verdade, a suspeita é de que ele ajude a emagrecer por sua alta concentração vitamínica.
Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugerem que indivíduos que não ingerem níveis adequados de vitamina C têm menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que se abastecem do nutriente.
Além da goji berry, o chocolate branco desenvolvido na Unicamp também tem fibras que colaboram para o desempenho da função intestinal, conhecida pela sigla FOS. “O FOS é um prebiótico frutooligossacarídeo que quando chega ao intestino favorece o crescimento das bactérias benéficas ao organismo e contribui para a diminuição das bactérias patogênicas. Também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico”, explicou a nutricionista Janaína Madruga Morais Ferreira, responsável pela pesquisa ao site do G1.
Como faz parte de um projeto acadêmico, o chocolate ainda não está à venda.
Como incluir o chocolate na dieta:
- 5 truques para comer chocolate sem engordar
- 8 chocolates que musas fitness comem para não matar a dieta
- Chocolate por alfarroba: a troca vale a pena para a dieta?