Escovar os dentes com frequência acaba com saúde bucal: quantas vezes é necessário?

por | ago 24, 2017 | Saúde

É possível que um hábito tão instintivo quanto natural possa estar cheio de vícios e equívocos que sejam prejudiciais à saúde sem que a maior parte das pessoas saiba. No caso da higiene bucal, por exemplo, quantidade não significa qualidade.

Quantidade ideal de creme dental 

iStock

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose, o ideal é utilizar pouca pasta ou creme dental na hora da escovação. A quantidade recomendada de pasta de dentes a cada escovação é a correspondente ao tamanho de um grão de ervilha (0,3 gramas) para maiores de sete anos. Até essa idade, o tamanho de um grão de arroz cru (aproximadamente 0,1 gramas) é suficiente para a higienização.

Não é bom exagerar na quantidade de creme dental como mostram os comerciais de televisão e também é importante ressaltar que a pasta não deve ser abrasiva para não desgastar o esmalte dos dentes.

Quantas vezes escovar os dentes por dia

ShutterStock

A recomendação é que os dentes sejam escovados, no máximo, três vezes ao dia durante, pelo menos, dois minutos. Principalmente pela manhã, após acordar, depois das refeições e antes de dormir. Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

É importante, além de não exagerar na quantidade de creme dental, que destrói o esmalte do dente, evitar a escovação logo após as refeições.

O ideal é aguardar 30 minutos após a ingestão dos alimentos. Isto porque durante a mastigação o corpo libera fluidos ácidos que auxiliam na digestão e que podem prejudicar o esmalte dos dentes caso haja força mecânica da escova nesse momento. 

Cuidado com os dentes