Normalmente relatado para terapeutas e psicólogos, sonhos e pesadelos talvez devam, também, ser levados a uma consulta de rotina com seu médico. Isso porque especialistas apontam que alguns tipos de sonhos podem indicar problemas de saúde e até doenças sérias, como Alzheimer e Parkinson.
Estudos mais recentes não apenas fornecem informações sobre por que os sonhos se relacionam com o nosso estado orgânico, mas também indicam que eles podem nos avisar sobre possíveis doenças futuras. Pesadelos podem, por exemplo, funcionar como verdadeiros sinais de alerta.
Sonhos violentos podem indicar problemas de saúde
Em entrevista ao jornal Daily Mail, Nicholas Oscroft, médico especialista em sono do Papworth Hospital, em Cambridge, diz que sonhos com altos níveis de estresse, como se você estivesse sendo perseguido ou atacado, pode ser sinal precoce de uma doença neurodegenerativa.
Pessoas que costumam se movimentar demais ou mesmo chutar durante pesadelos cheios de conflitos podem sofrer de um transtorno de sono que, possivelmente, seria causado por danos na parte do cérebro responsável pelo controle que nos impediria de atuar fisicamente em estado de descanso.
A condição, que provoca pesadelos muito violentos e perturbadores, pode ser um indício de doenças como Alzheimer ou Parkinson, podendo aparecer até dez anos antes de outros sintomas mais comuns, como a perda de memória.
É preciso ressaltar, no entanto, que sonhos ruins devem apenas ser fonte de preocupação quando se tornam muito frequentes e atrapalham o dia a dia da pessoa. Além disso, saiba que pesadelos nem sempre possuem significados literais ou até as mesmas interpretações para diferentes pessoas.
Alzheimer: sintomas e prevenção
- Estudo pode ter descoberto 1º sintoma que indica Alzheimer
- Chá contra Alzheimer: receita que poderia te livrar de ter a doença
- Beber uma taça de champanhe 3 vezes por semana pode prevenir Alzheimer