Se fazer abdominais é um sacrifício para você, saiba que existem outros exercícios para perder barriga que podem te ajudar a eliminar as gordurinhas da região.
É o caso desta seleção com 7 exercícios poderosos para fortalecer tanto a região do abdome, quanto outras partes do corpo, como lombar, glúteos e pernas.
Perder barriga: dica de personal
Mas, embora muito eficientes, não basta apostar só neles para chapar a barriga. Ao menos é o que afirma o personal trainer Rafael Moreira ao VIX, que acompanha a cantora Kelly Key.
![](/wp-content/uploads/migration/abdomen-barriga-definida-1116-1400x8900.jpg.jpg)
“Não adianta se matar fazendo abdominal se o seu percentual de gordura ainda for muito alto. O ideal é primeiro perder um pouco dessa gordura e depois focar no fortalecimento da região”, diz.
“Só abdominal não elimina barriga. É preciso um conjunto de esforços, como alimentação e exercícios intensos, caso do HIIT e da musculação bem feita”, comenta o especialista.
Exercícios para definir abdômen
1. Climber
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-1-0917-1400x800.jpg.jpg)
O climber é um exercício que simula a subida de um alpinista em uma montanha. Trata-se de um ótimo exercício para fazer trabalho de força e aeróbico de uma só vez, pois, durante a execução, eleva-se muito a frequência cardíaca. O exercício endurece o abdômen, fortalece pernas e braços e tonifica glúteos.
Fique na posição de flexão de braços tradicional. Lembre-se de manter o abdômen contraído e flexione as pernas alternadamente, como se realmente estivesse subindo uma montanha. Execute 18 vezes.
2. Prancha na bola
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-2-0917-1400x800.jpg.jpg)
A prancha é um exercício poderoso para deixar a barriga durinha, além de braços e lombar. A bola adiciona um grau de dificuldade a mais ao exercício, por isso, é preciso atenção para executá-lo. Suba na bola de joelhos e, com cuidado, desça o tronco para que as mãos fiquem apoiadas no chão. Depois disso, traga as pernas para frente e para trás. Faça 20 vezes.
3. Abdominal tesoura
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-3-0917-1400x800.jpg.jpg)
Em um colchonete macio, deite-se com as costas para o chão, os braços estendidos ao lado do corpo e as pernas estendidas. Faça movimentos cruzando as pernas, como uma tesoura. Faça 5 séries de 12 repetições.
4. Abdominal canivete
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-4-0917-1400x800.jpg.jpg)
Para executar, cruze os braços na frente do tórax (ou atrás da cabeça), e traga o quadril, com joelhos flexionados, na direção da cabeça. Retorne à posição inicial e repita. Faça 4 séries de 7 repetições.
5. Prancha lateral
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-5-0917-1400x800.jpg.jpg)
Esta variação da prancha trabalha os músculos laterais do abdômen. Com as pernas retas, deite-se de lado, apoie um dos ante-braços (na linha do ombro) no colchonete. Com abdômen contraído e costas alinhadas, leve o cotovelo elevado ao braço que está no solo. Faça 3 séries de 8 repetições cada.
6. Abdominal bicicleta
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-06-0917-1400x800.jpg.jpg)
Deite-se em um colchonete, mãos atrás da cabeça, e comece a simular o movimento das pernas em uma bicicleta. Isto é, com os joelhos flexionados, intercale a perna que sobe e a perna que desce. Faça o movimento 20 vezes.
7. Prancha
![](/wp-content/uploads/migration/exercicio-abdomen-treino-7-0917-1400x800.jpg.jpg)
Deite-se de bruços, deixe os cotovelos e ante-braços apoiados no chão (na linha dos ombros) e eleve o tronco, apoiando as pontas dos pés no chão. É importante a contração do abdômen e que o corpo esteja reto. A região dos glúteos não pode estar elevada demais. Fique na posição por 1 minuto.
Exercícios físicos e treino
- Diástase: 4 exercícios que minimizam a aparência da marca
- Especialista conta 5 truques mentais de quem tem sucesso no treino
- Alternativas para quem quer melhorar corpo sem precisar de musculação