Anvisa recolhe lotes de fórmulas infantis após suspeita de contaminação: veja lista de produtos

por | mar 29, 2022 | Saúde

A Anvisa anunciou o recolhimento internacional de cinco fórmulas infantis da empresa Abbott Nutrition, responsável por produtos destinados à alimentação de lactentes (bebês com menos de seis meses de vida).

A determinação veio após a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, investigar quatro internações de bebês que poderiam ter sido contaminados após o consumo de produtos da Abbott.

Fórmulas infantis da Abbott estão em recolhimento após investigação

A FDA iniciou uma investigação referente a quatro internações de lactentes, incluindo um óbito, todos ocorridos após o consumo de produtos da Abbott Nutrition.

As marcas investigadas são Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare.

A Anvisa recebeu um alerta internacional para iniciar o recolhimento voluntário de fórmulas infantis em pó das marcas da Abbott Nutrition. As marcas em questão não foram regularizadas no Brasil, com exceção da Alimentum, que teve seu registro cancelado em março de 2017. Atualmente, só a marca Similac Sensitive está registrada pela Abbott no Brasil, mas esta fórmula não está entre as em alerta de recolhimento.

Apesar de não serem regularizadas por aqui, o Brasil passou a integrar a lista de países com possível distribuição dos produtos em questão e, por isso, o recall foi iniciado.

Assim, a Anvisa publicou uma medida preventiva, por meio da Resolução RE 682, de 3 de março de 2022, proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas. Apesar disso, a representante da Abbott Nutrition no Brasil informa que não houve importação dos produtos que estão sendo recolhidos.

O alerta foi feito por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan). Ao todo, mais de 35 países que distribuem esses produtos iniciaram o recolhimento dos lotes em questão.

Como saber se meu produto está no lote de recolhimento?

Para conferir os lotes de produtos da Abbott Nutrition recolhidos pela Anvisa, verifique a numeração presente no rótulo do produto.

Segundo a Anvisa, os produtos em questão pertencem aos lotes que começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, “contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior”.

Se o número do seu produto pertencer a um dos lotes mencionados para recolhimento, a Anvisa recomenda não utilizá-lo ou oferecê-lo para bebês, bem como solicitar a devolução à distribuidora responsável.

Veja a figura a seguir, disponibilizada pelos departamento de saúde dos EUA e compartilhada pela Anvisa:

Para orientações sobre devolução do produto, o consumidor pode entrar em contato com a Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. pelo telefone 08008912690 ou pelo e-mail [email protected].

Morte de bebê é investigada pela FDA

A FDA segue investigando as internações de quatro bebês lactentes, sendo que um deles veio a óbito. Todos os casos teriam ocorrido após o consumo das fórmulas infantis citadas anteriormente.

Entre os bebês contaminados, três apresentaram infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella Newport.

Até o momento, a FDA descobriu vários resultados positivos da Cronobacter em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition em Sturgis, nos Estados Unidos. Acredita-se que a contaminação ambiental poderia ter acometido os lotes produzidos no local.

No entanto, a empresa afirmou que em análises laboratoriais, não detectou nenhuma das bactérias no produto. Portanto, o recolhimento seria feito apenas como medida preventiva.

A Anvisa também abriu processo investigativo junto à importadora Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. para identificar os lotes específicos dos produtos que foram distribuídos no comércio brasileiro.

Assim que tiverem as informações necessárias, mais medidas de divulgação de alertas à retirada dos produtos do mercado devem ser tomadas.

Recomendações da Anvisa sobre fórmulas infantis

No Brasil, as fórmulas infantis estão entre os alimentos que necessitam registro na Anvisa para serem comercializados ou importados, a fim de garantir a total segurança dos produtos.

A Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que evitem comprar fórmulas infantis importadas pela internet, pois acaba sendo mais difícil rastrear a origem e regularidade do produto, bem como sua validade e segurança.

A agência reguladora também destaca a importância de consultar um profissional de saúde habilitado, como pediatra ou nutricionista, antes de fazer uso de fórmulas infantis.

A diluição da quantidade adequada de produto deve ser feita na temperatura segura (70ºC) para garantir o menor risco de contaminação. Também é essencial higienizar bem os utensílios que entram em contato com a fórmula, como mamadeiras, copos e colheres.

Nutrição infantil: