Alimentos com proteína te ajudam a sentir menos fome. Ciência explica por quê

Todo mundo sabe que consumir alimentos ricos em proteínas faz toda diferença para quem quer emagrecer, já que demoram mais tempo para serem digeridos, proporcionando saciedade e aumentando a massa magra. Mas será que proteína é tudo igual?

Um estudo publicado pela revista cientifica Applied Physiology, Nutrition and Metabolism revelou que não. Segundo a pesquisa, alguns alimentos proteicos, como os de origem animal, podem conter mais proteína do que outros e, consequentemente, serem mais saudáveis, além de ajudarem a perder mais peso. Entenda o porquê e como incluí-los na sua dieta.

Por que a proteína ajuda a emagrecer?

A proteína é o nutriente que mais entrega benefícios para quem deseja perder peso e manter o corpo saudável. Seu consumo ajuda a reduzir o apetite e acelerar o metabolismo, além de alterar os níveis de diversos hormônios regulares de peso.

Ao trocar o carboidrato pela proteína, por exemplo, você acaba diminuindo os níveis dos hormônios da fome e aumentando os hormônios da saciedade, reduzindo consideravelmente o apetite e, consequentemente, estimulando o emagrecimento.

O efeito térmico causado pela proteína é bem maior do que o do carboidrato, logo, uma dieta rica em proteínas é capaz de acelerar o metabolismo e aumentar a perda de calorias.

istock

Tipos de proteína

A proteína é formada por cadeias de aminoácidos e é fundamental para o crescimento e regeneração de diversos tecidos, principalmente dos músculos. Segundo o estudo, dos 20 aminoácidos que existem, nove são fundamentais para o nosso corpo e podem ser encontrados apenas nos alimentos. Porém, nem todas as fontes de proteína possuem esses nove aminoácidos.

As proteínas de origem animal, como leite e seus derivados, carne e ovos, podem ser consideradas como alimentos proteicos completos, pois possuem todos os aminoácidos necessários para o nosso organismo. Diferentemente dos alimentos de origem vegetal, que são compostos por apenas alguns desses aminoácidos, não atendendo completamente a necessidade do nosso corpo. Nesses casos, é necessário variar bastante os vegetais para conseguir ingerir todos os aminoácidos essenciais para a saúde.

Consumo recomendado de proteína

Como todo excesso é prejudicial, a quantidade de proteína que você irá consumir também merece atenção. Esse número pode variar muito de pessoa para a pessoa, levando em consideração o tipo de organismo e a massa corporal, mas, em média, o recomendado é ingerir de 0,8 a 1,2 gramas por quilograma de peso corporal. Logo, alguém que tenha 65 kg, por exemplo, deverá consumir entre 52 a 78 gramas de proteína diária.

Alguns alimentos de origem animal ricos em proteínas

Leite

O leite é uma ótima fonte de proteína. Ele é composto por três partes iguais de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Ao consumir 100g de leite, você ingere oito gramas de proteínas. Além de ser rico em cálcio e vitaminas A, B12 e D.

Iogurte Natural

Já no iogurte natural, são oito gramas de proteína a cada 200 gramas do alimento. Ele colabora para o bom funcionamento do intestino e é rico em probióticos, além de potencializar o sistema imunológico. O ideal é apostar em iogurtes naturais, desnatados e sem adição de açúcar.

Queijo Cottage

O queijo cottage também oferece uma boa quantidade de proteína, são 11 gramas do nutriente a cada 100 gramas de queijo. Ele é rico em vitamina D e uma ótima fonte de cálcio, ajudando na redução dos riscos de câncer de mama.

Peixe

Os peixes, principalmente os de água fria, como o salmão ou o atum, possuem 25 gramas de proteína a cada 100 gramas e são um dos alimentos com maiores fontes de proteínas, além de serem ricos de ômega 3 e gorduras insaturadas.

Frango

O frango é outro alimento proteico importante para a dieta, pois além de ser composto de proteína de alta qualidade, ainda possui uma baixa taxa de gordura. São 23 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento.

Ovo

Os ovos também se encaixam na lista de alimentos com boa quantidade de proteína em sua composição, são 6 gramas por unidade. Eles são ricos em vitamina B12, que ajudam a formar os músculos e reduzir os níveis de gordura, em albumina e em colina, substancia que estimula o funcionamento do cérebro. O ideal é optar pela versão cozida para evitar risco de infecções ou de colesterol.

Shutterstock

Itambé PRO é um linha completa de leites, iogurtes e muito mais.  Os produtos têm + que o dobro de proteína, proporcionando mais força e energia, melhorando a saúde e o bem-estar.