O raspador de língua está entre os objetos de higiene oral menos conhecidos do público. Um item prático e acessível, ele pode ser facilmente incorporado no cotidiano e trazer alguns benefícios. Além de ajudar na limpeza da boca, o raspador também é ideal para quem busca um hálito mais fresco em meio a correria do dia.
Raspador de língua: o que é e para que serve?
Com um movimento de raspagem leve do fim à ponta da língua, o raspador ajuda a eliminar restos ou bactérias que se acumulam nessa superfície.
Os raspadores de língua podem ser encontrados em farmácias, supermercados ou lojas on-line. Normalmente, um raspador pode ser encontrado por até R$ 30 e assim como a escova de dentes, é reutilizável.
Benefícios do raspador de língua
Limpar a língua pode contribuir com sua saúde bucal e é uma prática simples para adicionar à rotina de higiene do dia a dia. Alguns benefícios da raspagem diária, de acordo com a Cleveland Clinic, incluem:
- Hálito mais fresco: boa parte do mau cheiro na boca é causado pelas bactérias que vivem na língua. Ao utilizar o raspador, há grandes possibilidades de reduzir gradualmente o mau hálito;
- Melhor percepção de sabores: quando você raspa a superfície da língua, é como se aprimorasse a percepção de gostos ao comer na próxima refeição;
- Melhorias na higiene bucal: a limpeza da língua pode reduzir o número de bactérias que se concentram na boca, preservando sua saúde.
Raspador de língua previne doenças?
Por mais que a língua também possa armazenar bactérias boas, alguns tipos podem causar mau hálito, cáries ou infecções.
Por isso, limpar a língua é uma parte importante do processo da higiene bucal. Ao fazer a limpeza, é possível eliminar restos de alimentos e células mortas que se acumulam na boca.
Porém, segundo a Associação Dental Americana (ADA), não há evidência científica de que raspar a língua previna doenças.
Na verdade, algumas bactérias podem crescer rapidamente, o que faria da eliminação algo não muito duradouro. Segundo a instituição, raspar a língua pode ser um passo a mais na rotina de higiene, mas não é um requisito para prevenir doenças.
Um estudo divulgado pela BMC Oral Health, instituição acadêmica associada à saúde bucal, também sugere que a limpeza da língua seja boa para complementar a higiene da boca.
Porém, por meio de experimentos, os pesquisadores concluíram que mesmo com uma redução no montante de bactérias após a higienização na língua, não há como comprovar que a prática inibe a formação de placa ou que protege contra doenças.
Como limpar a língua corretamente
Segundo informações da Cleveland Clinic, escovar a língua de trás para frente algumas vezes com a própria escova e pasta de dente é o passo mais simples a ser seguido.
Você deve limpar a língua após escovar os dentes e passar o fio dental. A raspagem pode fazer um trabalho melhor do que a escovação da superfície, pois ao raspar, você puxa e elimina resíduos, ao invés de só esfregá-los na mesma região.
Além de escovar os dentes e passar fio dental diariamente, manter uma dieta saudável, com pouco açúcar, também é recomendado pelos dentistas para manter uma boa saúde bucal no cotidiano.