É fácil notar os benefícios de ter um cachorro: eles funcionam como impulsionadores de bom humor, já que mudam a forma como lidamos com as cobranças e preocupações do dia a dia. Agora, um novo estudo também descobriu que os cachorros fazem bem aos pacientes com HIV e favorecem o tratamento. Entenda:
Pets diminuem risco de depressão em pessoas com HIV
O estudo, publicado no Journal of Medical Internet Research, analisou 199 pessoas com HIV pelas redes sociais, sendo que a maior parte da amostragem era formada por homens brancos. Parte deles tinha animais de estimação, parte não e uma parcela ainda adotou os bichinhos após o diagnóstico.
A partir da análise de cada participante, foi constatado que ter um cachorro pode reduzir em até 3 vezes a chance de um paciente com HIV desenvolver depressão em comparação com aqueles sem um pet para chamar de seu.
Benefícios para o tratamento
O fato é de extrema importância, já que evitar que pessoas com doenças incuráveis tenham problemas psicológicos aumenta a qualidade de vida e diminui a chance de progresso da doença.
Isso ocorre pois a depressão pode levar pacientes com HIV a responder de forma menos efetiva ao tratamento, enquanto as pessoas com a mente saudável respondem melhor.
Apesar dos benefícios eminentes, ainda são necessários novos trabalhos para avaliar os efeitos dos animais de estimação em pacientes com doenças incuráveis, principalmente com uma amostragem maior e mista, visto que indivíduos de diversas etnias e sexos são infectados pelo vírus.
Benefícios de ter um animal de estimação
- Dormir com o cachorro no quarto melhora sono e o do pet: entenda
- Ter um cachorro pode te deixar mais atraentes, diz estudo
- Conviver com gatos reduz risco de desenvolver asma em crianças