Moscas podem transmitir bactéria de fezes aos humanos e causar doenças no estômago

por | nov 24, 2017 | Saúde

Moscas são evitadas por muitas pessoas devido à sujeira que carregam, mas um novo estudo também descobriu que elas são capazes de espalhar micro-organismos como Helicobacter pylori, causador de alguns tipos de úlcera e gastrite.

Conhecida como H. pylori, a bactéria é encontrada em fezes, vômitos e outros dejetos contaminados e, quando transmitida ao humano, ataca a mucosa do estômago, favorecendo doenças.

Moscas carregam bactéria de fezes, vômito e mais

Um estudo publicado no “Scientific Reports” analisou amostras de 116 tipos de moscas de três continentes. Curiosamente, algumas delas vieram do Brasil.

Nos resultados, foi constatada a presença da bactéria H. pylori, que até então só era transmitida pelo contato direto com comida, água, saliva, vômito ou fezes contaminadas.

Potencial de causar doenças

Shutterstock

As moscas têm potencial de causar doenças porque estão constantemente em contato com materiais em decomposição, já que nutrem seus filhotes com fezes e outros tipos de matéria orgânica.

Neste processo, elas acabam carregando muitos micro-organismos patogênicos, especialmente em região urbana, para alimentos e objetos, facilitando a contaminação humana.

Os pesquisadores ainda ressaltaram que a presença desses insetos é subestimada pela saúde pública, indicando que seriam necessário programas para contê-las.

Moscas e riscos à saúde