Causada pelo enfraquecimento da mucosa que reveste o estômago, que a deixa vulnerável a danos e inflamações, a gastrite normalmente está relacionada a uma alimentação inadequada, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e até mesmo fatores emocionais, como estresse e ansiedade.
Qual a relação entre gastrite e higiene bucal?
O que pouca gente sabe é que a condição, que provoca dor, queimação e desconforto, também pode ser provocada por problemas de saúde na boca, como uma inflamação na gengiva. Isso porque a bactéria que causa gastrite, a H. pylori, pode se instalar na boca e seguir para o estômago.
A falta ou realização incorreta de higiene bucal pode abrir espaço para condições como tártaro, gengivite, periodontite e saburra lingual que, ao concentrar grande quantidade de bactérias ruins, pode levar a um quadro de gastrite.
Quem apresenta sintomas comuns de gastrite, como dor ou queimação abdominal, ânsia, vômito, perda de apetite e sensação de estômago estufado, deve se consultar com um gastroenterologista e prestar atenção à maneira como cuida da limpeza dos dentes.
Realizar visitas frequentes ao dentista e manter o hábito de realizar higiene bucal corretamente são medidas que ajudam a evitar e tratar inflamações na gengiva e, consequentemente, minimizam os riscos de gastrite pela bactéria H. pylori.
Para o tratamento específico conta o H. pylori, o paciente pode ser orientado a tomar medicamentos antimicrobianos para eliminar a bactéria, além de inibidores de bomba de prótons (IBP) para reduzir a acidez gástrica. Os cuidados podem ser estendidos por até 14 dias e costumam ter 80% de eficácia.
Azia, refluxo e queimação no estômago
- 14 piores comidas para quem sofre de refluxo ou azia: cebola, frutas e mais
- Por que café dá azia? Entenda o que bebida causa no estômago e como evitar
- Estresse desregula a saúde do seu intestino e pode causar azia e diarreia