Se quando você pensa em bons carboidratos para incluir na dieta, não consegue ir além do macarrão, grãos e arroz integrais, saiba que existe um tipo específico que é considerado ainda melhor para a perda de peso: as raízes.
Além de garantir energia através dos carboidratos, as raízes são fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes que, ingeridos com moderação e da maneira correta, são excelentes aliados do emagrecimento.

As raízes ainda são livres de glúten e possuem baixo índice glicêmico, ou seja, fazem com que o açúcar presente em sua composição passe lentamente pela corrente sanguínea, favorecendo absorção pelo organismo e evitando picos que aumentam o apetite.
Para perder peso com a ajuda de raízes é fundamental fazer escolhas inteligentes que promovem energia e afastam a fome. Confira boas opções de raízes para manter no cardápio e as propriedades de cada uma:
Raízes que ajudam a emagrecer

Batata doce: queridinha dos marombeiros, a raiz é composta por um tipo bom de carboidrato, com baixo índice glicêmico e, além de ajudar a prolongar a sensação de saciedade e garantir energia, ainda melhora o funcionamento do intestino, contribuindo assim para o controle e a perda de peso.
Banana-da-terra: com apenas 120 calorias em cada 100 gramas, o alimento é rico em fibras e potássio, que ajudam no emagrecimento, além de ser boa fonte de vitamina C.
Aipim: também chamada de mandioca ou macaxeira, é excelente alterativa para o pré-treino, especialmente para quem se exercita pela manhã, pois tem fácil digestão, muitas fibras, promove saciedade e combate o cansaço e a fadiga.

Inhame: a raiz é uma verdadeira bomba de saúde, já que, além de contribuir para a perda de peso, ainda fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento, faz uma limpeza no sangue e até alivia sintomas de depressão.
Como emagrecer com saúde
- Faz dieta e não emagrece? 8 erros que atrasam evolução
- 5 regras de ouro para não sofrer em uma dieta de baixo açúcar
- 7 hábitos de alimentação que mantêm a forma e todos deveriam seguir