Pesquisas apontam que 3 em cada 10 brasileiros sofrem de hipertensão e apenas 50% está ciente da condição, já que, silencioso, o problema só apresenta sintomas quando a pressão arterial está muito alta.
Os principais sintomas de pressão alta são: dores de cabeça e na nuca, enjoo, sonolência excessiva e palpitações cardíacas. Caso apresente alguns desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.
Quando a pressão arterial é considerada alta?

No Brasil, a comunidade médica considera que uma pessoa está em estado de alerta para hipertensão quando apresenta pressão arterial 14X9.
Já nos Estados Unidos, mudanças recentes nas diretrizes fizeram com que o limite para a pressão ficasse em 13X8. Com a alteração, 46% dos adultos americanos passaram a ser considerados hipertensos.

Além de realizar exames clínicos e medição da pressão arterial com frequência é preciso tomar cuidado com a alimentação e evitar o consumo de comidas gordurosas, fritas e ricas em sódio e apostar em opções como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, por exemplo.
Se não for tratada, a hipertensão pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doença renal crônica, além de hipertrofia do músculo do coração, quadro que provoca arritmia cardíaca.
Saúde do coração
- Vegetal repara danos que açúcar causa nas células e blinda o coração
- Estudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
- Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto