Nas redes sociais, o apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, não esconde o amor pelos netos. Um dos queridinhos, inclusive, é Noah, que nasceu com hidrocefalia. O neto de Ratinho tem seis anos e lida com essa condição congênita que afeta a formação neural e o desenvolvimento cerebral com todo cuidado da família.
Entenda melhor o que tem o neto de Ratinho, Noah, abaixo:
Neto de Ratinho tem hidrocefalia
O pequeno Noah, neto de Ratinho, nasceu com hidrocefalia. Ele é filho de Gabriel Massa, um dos herdeiros do apresentador. Além de Gabriel e Noah, Ratinho tem mais dois filhos e outros sete netos.
Quando publica imagens com Noah, Ratinho sempre recebe uma série de perguntas sobre a saúde do menino. Em entrevista à apresentadora Patricia Abravanel, ele já comentou sobre o assunto, enaltecendo o amor e o cuidado que a família tem com o menino.
“Essa é uma condição que causa o acúmulo de líquido no cérebro, levando ao inchaço da cabeça. Ele é nosso anjinho, tem que cuidar dele. Ele é muito bonzinho”, explicou Ratinho na ocasião.
Sem cura para a hidrocefalia, que depende de tratamento, o apresentador destacou a importância do apoio familiar. “Temos que viver com as limitações que ele tem, mas com o mesmo amor”, frisou.
Nas redes sociais, o apresentador com frequência posta fotos junto ao neto e faz questão de dizer que o menino é o “grande amor” da família, deixando claro o carinho que sente pelo pequeno.
O que é a hidrocefalia?
Segundo informações da instituição médica norte-americana Mayo Clinic, a hidrocefalia é uma doença causada pelo acúmulo de fluidos em cavidades cerebrais chamadas ventrículos.
Esse excesso de líquido provoca o aumento desses ventrículos e, maiores, eles pressionam o cérebro. Por isso, o órgão se expande, aumentando de tamanho.
Normalmente, os fluidos circulam por todo no sistema nervoso até a medula, localizada na coluna vertebral. No indivíduo com hidrocefalia, não há a circulação adequada, e isso não só prejudica os tecidos cerebrais como pode impedir funções neurológicas.
A hidrocefalia é uma doença rara e nem sempre é congênita. Por causas que vão desde de excesso na produção de liquor (líquido que circula no sistema nervoso) até tumores, a hidrocefalia pode acometer adultos. Segundo informações do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, 11 mil adultor são diagnosticados com hidrocefalia no Brasil.
Causas da hidrocefalia
A hidrocefalia pode acontecer devido aos seguintes motivos:
- Produção excessiva de liquor;
- Trauma craniano;
- AVC (acidente vascular cerebral);
- Tumor cerebral;
- Cirurgia cerebral prévia;
- Hemorragia da meningue;
- Malformações congênitas.
Porém, como no caso de Noah e outras crianças, a hidrocefalia infantil pode ter outras causas.
Ainda de acordo com a Mayo Clinic, a condição pode acometer recém-nascidos que tiveram infecções ainda no útero da mãe (provocadas por doenças como rubéola, sífilis, toxoplasmose e zika), sangramento nos ventrículos (que pode ocorrer em partos prematuros) ou um desenvolvimento anormal do sistema nervoso central.
Como ainda não há consolidação óssea da caixa craniana, a cabeça de recém-nascidos é mais maleável e, portanto, aumenta com maior facilidade. Isso resulta na malformação das estrturas cerebrais.
Possíveis complicações da hidrocefalia incluem:
- Problemas de desenvolvimento intelectual e físico;
- Restrição de mobilidade;
- Problemas de fala, alimentação e aprendizado;
- Óbito
A doença do neto de Ratinho tem cura?
Não há cura para hidrocefalia, mas tratamentos adequados e acompanhamento médico especializado pode ajudar pacientes a conviver com a doença em meio a algumas restrições.
Os tratamentos mais comuns são cirúrgicos, considerando diferentes métodos para cada caso. Como informa a Mayo Clinic, uma das cirurgias consiste na inserção de um sistema de drenagem no cérebro. Esse sistema tem uma válvula capaz de bombear fluidos na direção correta.
O tubo segue embaixo da pele e conduz o excesso de líquido para outra parte do corpo, como o abdômen, onde pode ser absorvido com maior facilidade.
Esse método, conhecido como sistema shunt, pode ser utilizado por toda a vida, mas requer monitoramento regular.
Para crianças, o tratamento da hidrocefalia inclui acompanhamento adicional com neurologista pediátrico, terapeuta ocupacional, psiquiatra, fisioterapeuta e mais profissionais de saúde.