Saborosa, calórica e com alto teor de gordura, fica difícil acreditar que a castanha-de-caju seja uma aliada da dieta, certo? Pois saiba que a oleaginosa possui sim propriedades que contribuem para o emagrecimento e melhora da saúde, desde que consumida da maneira correta.
Castanha-de-caju ajuda a emagrecer

A castanha-de-caju, de fato, é rica em gordura, mas da chamada “gordura boa”, ou seja, as monoinsaturadas, que ajudam a equilibrar o nível de insulina liberada pelo pâncreas e que converte o estoque de gordura corporal em energia, sem resultar em acúmulo de adiposidade que aumenta o peso e prejudica a saúde.
O alimento possui grande quantidade de fibras e proteínas que, além de ajudar no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, no processo de emagrecimento, ainda promovem saciedade.
Como comer castanha-de-caju sem engordar

Não se preocupe com os números elevados de calorias presentes na castanha-de-caju. Com moderação, mesmo sendo rica em gorduras, ela contribui para o emagrecimento. O grande segredo está no controle das porções diárias.
De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, um adulto pode comer, no máximo, uma colher de sopa (cerca de cinco unidades) de castanha-de-caju por dia para não ganhar peso ou comprometer a saúde.
É importante ainda aprender a fazer a escolha certa ao comprar a castanha-de-caju. Tome cuidado com o sal presente no produto, pois oleaginosas vendidas em saquinhos no mercado costumam ter alto teor de sódio, que provoca inchaço e retenção de líquidos se ingerido em excesso.
Dicas saudáveis para perder peso
- Essas são as 4 melhores frutas para desinchar a barriga em uma semana
- 7 dicas simples para fazer um café da manhã saudável e gostoso
- 10 estratégias mais eficazes para compensar um fim de semana de jacadas