https://www.instagram.com/p/BdI9SnFhBSk
Ticiane Pinheiro revelou em entrevista à revista Corpo a Corpo que, às vésperas de subir ao altar com o jornalista Cesar Tralli, ganhou cerca de 4 kg na balança por um fator que é comum a muitas pessoas: a ansiedade.
A apresentadora disse ter perdido a mão na alimentação graças à dificuldade em lidar com as emoções à flor da pele durante o planejamento da cerimônia.
Ticiane engordou antes do casamento
https://www.instagram.com/p/BcVDngzFkT7/?taken-by=cesartralli
Mesmo na luta para se manter magra para o vestido, Ticiane se surpreendeu ao se ver ganhando 4 kg na balança.
Para mudar esse cenário, a apresentadora procurou ajuda de uma nutricionista. O pedido foi para que a profissional não lhe indicasse um cardápio muito restritivo, já que Ticiane disse não gostar de radicalismo e não abrir mão de quitutes como strogonoff, pão de queijo e batata frita.
Para ajudar na missão, ela passou a fazer aulas de Funcional Thai, que une movimento de Muay Thai e exercícios funcionais.
https://www.instagram.com/p/Bc4okqeBhuv/
Ansiedade engorda? Qual a relação?
Ansiedade, ao contrário do que muitos podem achar, não é o simples fato de ficar nervoso para um evento específico ou algo importante, mas pontual. Em alguns casos, trata-se de uma condição que compromete a qualidade de vida das pessoas.
“A ansiedade é normal nas nossas vidas, mas quando em excesso, torna a pessoa disfuncional, e compromete tarefas cotidianas, como se alimentar, trabalhar e estudar”, explica Patrícia Cruz, nutricionista comportamental mestre em ciência pela faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP),
Como pode afetar a alimentação?

A especialista explica que por si só a ansiedade não acarreta no ganho de peso. Mas, sim, a maneira como o indivíduo desconta suas emoções na alimentação.
“Quando a pessoa fica tensa, nervosa, insegura, apreensiva com a rotina, a comida acaba se transformando em uma verdadeira válvula de escape”, afirma Patrícia.
Ela afirma, ainda, que algumas pessoas, quando ansiosas, podem ficar apáticas ou entristecidas e o alimento é utilizado para diminuir esse estado de irritação ou de apatia. Sendo, portanto, uma fonte de prazer rápida e fácil para essas pessoas.
Estresse e ganho de peso

Outro fator importante que também pode causar o ganho de peso é o excesso de cortisol, justamente o hormônio do estresse, pois ele pode aumentar a gordura abdominal. E esse componente é ativado em grande quantidade em momentos tensos e também de ansiedade.
“Mas vale lembrar que o cortisol é interessante para o corpo, já que em um nível adequado, ajuda no controle do estresse, na imunidade adequada e, consequentemente, em menos inflamações pelo corpo”, explica a nutricionista funcional Maria Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição.
Como evitar o ganho de peso por ansiedade?

Antes de mais nada, é preciso procurar um especialista da saúde para checar os exames. Se estiverem todos em ordem, é possível controlar a ansiedade com tratamento medicamentoso, com ajuda de psicólogos e também com algumas mudanças sutis, mas muito importantes, na rotina:
- Durma bem durante a noite, pois é nesse momento que o corpo equilibra seus hormônios, como o cortisol. E a ciência já comprovou que menos horas dormidas culmina em mais apetite durante o dia.
- Fuja de dietas restritivas: a privação também provoca estresse enorme ao organismo e favorece o efeito sanfona.
- Faça exercícios físicos: estudos mostram que mexer o corpo é um santo remédio contra o estresse e favorece a saúde cardiovascular.
- Invista em atividades lúdicas e que deem prazer.
- Faça escolhas inteligentes na alimentação, pois isso fará a sua digestão melhor e mais leve – e ajudar o trabalho do intestino, acredite, melhora o humor.
Ansiedade e ganho de peso
- Alice Wegmann conta que engordou por ansiedade e como controlou
- Cleo Pires ganhou peso por ansiedade: 2 táticas que a atriz adotou para secar
- 13 kg mais magra, Maiara diz por que havia engordado tão rápido