Não há níveis considerados seguros para o consumo de substâncias presentes no cigarro. A informação, presente até mesmo nos maços, vai ao encontro dos dados obtidos em um recente estudo que revelou que fumar apenas 1 cigarro por dia já dispara risco de derrame e infarto.
Cigarro é mais prejudicial para mulheres
De acordo com a pesquisa, que revisou mais de 140 trabalhos científicos, descobriu que só um cigarro por dia é suficiente para aumentar o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC) em cerca de 50%. E os prejuízos são ainda maiores entre mulheres.
Os estudiosos do UCL Cancer Institute, na Universidade College London, avaliaram que pessoas que fumam uma vez por dia se expõem a metade do risco de doença cardíaca e AVC visto em pessoas que fumam 20 cigarros.
Apenas um cigarro por dia, segundo o levantamento, aumentou o risco de doença cardíaca coronária em 48%, em comparação com não fumantes. Entre as mulheres, as chances de prejuízos ao coração dobravam, quando comparadas com as que não eram tabagistas.
Entre 100 pessoas que fumam 20 cigarros por dia, aproximadamente 7 sofrerão um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral por causa do hábito. E para cada 100 pessoas que fumam um cigarro por dia, 3 apresentarão o problema.
A equipe de pesquisadores analisou os riscos de fumar um, cinco ou 20 cigarros por dia em um conjunto de estudos realizados entre 1946 a 2015. Os resultados foram publicados pelo periódico científico BMJ.
Pare de fumar agora
- Cigarro light faz mais mal do que o normal e causa tipo comum de câncer
- 13 passos para conseguir superar os primeiros dias sem cigarro
- Só 48h após largar o cigarro já é possível sentir impactos positivos