O chá kombucha, assim como o leite fermentado que contém lactobacilos vivos, o vinagre e o kefir, é uma bebida probiótica que parece com uma infusão e que atua como um antibiótico natural que elimina micro-organismos maléficos e reforça a presença dos benéficos.
Ao contrário dos chás tradicionais, o kombucha contém uma translúcida colônia gelatinosa que fermenta o líquido. Se consumida da maneira correta, a bebida funciona como bom aliado para fortalecer o sistema imunológico, ajuda a emagrecer, regula o intestino e até evita condições como cistite e candidíase.
Kombucha turbina imunidade e previne infecções
Nosso intestino contém bactérias que interagem auxiliando processos do órgão. Quando há desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins supera os bons, a saúde fica comprometida.
O kombucha, segundo o clínico geral e nutrólogo Roberto Navarro, por ser naturalmente fermentado, reforça o crescimento das bactérias boas e elimina as ruins.
O kombucha melhora a imunidade por garantir maior absorção de nutrientes, prevenindo e combatendo diversos tipos de doenças, como infecções e inflamações. Pelo mesmo motivo, blinda o organismo de doenças como gripes, candidíase e infecção urinária.
Por ser estimulante da flora intestinal, o kombucha regula o órgão, evitando diarreia e constipação. E além de trazer diversos benefícios para a saúde, o chá pode auxiliar no processo de emagrecimento. A bebida, inclusive, é um dos alimentos adotados pela cantora Luiza Possi após emagrecer 15 kg.
Como conseguir kombucha?
Algumas empresas já comercializam o chá kombucha pronto e a colônia gelatinosa pode, ainda, ser conseguida por meio de doação entre usuários. Sites e páginas nas redes sociais agrupam contatos de pessoas dispostas a doar o remédio natural, que também pode ser preparado em casa.
Chás que ajudam a perder peso
- Selecionamos quais chás funcionam mesmo para zerar a fome
- Como fazer tisana, a bebida que emagrece e potencializa o organismo?
- Aprenda a fazer chá queimador de gordura com 3 ingredientes potentes