Gastar mais calorias do que se consome é a receita padrão para a perda de peso. O fato pode até ser óbvio, mas, na prática, todo mundo que já fez dieta sabe como é difícil manter a contagem de calorias no dia a dia. E a estratégia, aliás, talvez não seja a mais adequada para emagrecer.
Estudo revela a melhor estratégia para emagrecer
De acordo com um recente estudo publicado no periódico científico JAMA, em vez de se preocupar com a quantidade de calorias, as pessoas que desejam perder peso devem se focar em outro método: reduzir o consumo de açúcar, grãos refinados e alimentos ultraprocessados, dando preferência a vegetais e alimentos integrais.
Segundo a pesquisa, os participantes do trabalho que adotaram o processo apresentaram significativas perda de peso ao longo de um ano, sem se preocupar com a contagem de calorias ou limitando os tamanhos das porções.
O sucesso no emagrecimento não foi influenciado pela genética ou resposta individual à insulina aos carboidratos, informou o trabalho científico, que contou com a participação de mais de 600 pessoas e foi financiado por Institutos Nacionais de Saúde, Iniciativa de Ciência da Nutrição e outros grupos.
O estudo ainda fortalece a ideia de que a qualidade da dieta, e não a quantidade, é o que ajuda as pessoas a perderem e a gerenciarem seu peso mais facilmente a longo prazo e sugere que as autoridades de saúde devem orientar as pessoas a acabarem com a obsessão com as calorias.
Dieta e alimentação saudável
- Quanto de carboidrato, gordura e proteína você deve consumir ao dia
- Nutricionista desvenda um dos maiores mitos: massa à noite não engorda
- Linhaça é remédio contra prisão de ventre e ainda desincha corpo