Rafa de “Chiquititas” está 34 kg mais magro: veja tudo o que ele fez para perder peso

por | ago 24, 2018 | Alimentação

https://www.instagram.com/p/qrMxO7tIm-/

Conhecido por sua participação na novela Chiquititas, o ator Filipe Cavalcante, de 18 anos, decidiu transformar sua forma física enquanto ainda participava da trama, em 2014. Na época com 14 anos, ele pesava 114 kg e iniciou o processo de emagrecimento por conta de seu personagem, Rafa.

“Ele sofria bullying por estar acima do peso. Essa mudança no personagem foi grande, pois comecei na vida real o processo de perda de peso com a ajuda dos meus pais e sob os cuidados da nutróloga Liliane Oppermann, que também participou da novela como médica do meu personagem”, conta.

Antes e depois de Rafa de “Chiquititas”

1ª etapa

https://www.instagram.com/p/ywvqLItIh5/

Quando a novela chegou ao fim, cerca de um ano após o início de sua transformação, Filipe já havia emagrecido 26 kg com reeducação alimentar e exercícios físicos.

2ª etapa

Porém, o gosto pela vida saudável permaneceu e, hoje, ele conseguiu atingir a marca dos 80 kg na balança e segue focado em melhorar ainda mais seu físico.

“Estou muito feliz com o meu resultado. Dá para ficar melhor? Então, vamos lá! Por isso, estou fazendo exercício físico e dieta”, diz o ator que, ao todo, perdeu 34 kg ao longo de quatro anos.

https://www.instagram.com/p/BhfRHMhlbQ6/

Como ele emagreceu?

Dieta

Filipe conta que nunca foi de comer muita besteira, mas pecava pelo tamanho das refeições. “Eu precisei me controlar. O segredo era diminuir a quantidade”, conta.

Na fase inicial do emagrecimento, em que perdeu mais peso, o ator cortou frituras e doces do cardápio e diminuiu bastante a ingestão de carboidratos – como arroz, macarrão e pão.

https://www.instagram.com/p/BiQGTRUFc9B/

No entanto, conta que tudo foi feito com equilíbrio e sem restrições drásticas. “Minha nutricionista não me privou de nada, fiz uma reeducação alimentar e passei a comer menos em cada refeição. O segredo é não ‘enfiar o pé na jaca’ e ter muito foco, atenção e controle”, acredita.

Exercícios físicos

Um fator que fez muita diferença na perda de peso acelerada que Filipe teve no início de seu processo foi a dedicação constante aos treinos. No primeiro ano, o jovem treinava todos os dias e realizava atividades de alto gasto calórico, como o muay thai – que chega a queimar 1.000 kcal por hora – e treino funcional.

https://www.instagram.com/p/-2C2rQNItU/

Conforme foi atingindo um peso mais saudável, o ritmo das atividades diminuiu. Hoje, ela opta pelo treino de musculação três vezes na semana, orientado por um personal trainer, e joga basquete em casa como hobby.

“O importante é se mexer, né?” A ideia de Felipe, no momento, é fortalecer os músculos e aumentar a massa magra.

https://www.instagram.com/p/BkP1wlJnWnb/

Emagrecer na adolescência é perigoso?

Segundo a endocrinologista da Unifesp Angela Maria Spinola-Castro, desde que o jovem seja acompanhado por médicos e não faça restrições radicais, fazer dieta não é um problema e pode até ser indicado para melhora da saúde.

https://www.instagram.com/p/wmUOl2NIvT/

No entanto, caso não haja orientação de um profissional, fazer regime pode, sim, ser muito perigoso, já que os adolescentes têm uma necessidade nutricional grande para se desenvolverem.

“A restrição alimentar impacta muito o crescimento, tanto que, se uma criança obesa emagrecer muito, ela para de crescer e nem sempre consegue recuperar este crescimento”, adverte a médica.

Antes e depois de Filipe Cavalcante: veja mais fotos

https://www.instagram.com/p/rAF1-RNIjJ/

https://www.instagram.com/p/z3T21LNIpX/

https://www.instagram.com/p/Bkk6vgeHJAd/

https://www.instagram.com/p/BgjdOJ5FPoj/

https://www.instagram.com/p/BgIHtvWF1Yt/

https://www.instagram.com/p/BgKsf1Elb0c

Dicas para emagrecer