Existem diversas formas de estimular o processo de emagrecimento e, no geral, esse processo engloba uma alimentação balanceada, prática de exercícios e, em alguns casos, pode contar com uma ajudinha a mais. Para muitas pessoas, essa ajudinha vem vindo na forma de um hormônio chamado GH.
Hormônio do crescimento
O que é?
GH significa growth hormome – hormônio do crescimento, em inglês. Produzido na hipófise, uma glândula localizada no cérebro, ele é essencial na vida de qualquer pessoa, pois é o responsável pelo crescimento físico do ser humano.
Emagrece?
Conforme explicado pela endocrinologista Dra. Vivian Estefan, do Hospital Edmundo Vasconcelos, o hormônio tende a ser produzido em menor quantidade conforme o crescimento vai se estabelecendo mas, ao ser estimulado na vida adulta, contribui para acelerar o metabolismo, ajuda na produção de massa magra e produz mais energia ao corpo, gerando bem-estar e disposição.
GH injetável: cuidado!
Segundo a endocrinologista, algumas pessoas optam pelo uso da injeção do hormônio para estimular sua produção. Entretanto, ela ressalta que esse método é perigoso e absolutamente contraindicado para pessoas que não têm a deficiência do hormônio de crescimento – ou seja, aquelas que só querem usá-lo para fins estéticos. Conforme a médica, é muito melhor que a pessoa faça uma dieta balanceada e natural do que aplicar as doses.
Como obter de forma natural?
A nutricionista dos famosos, Patricia Davidson Haiat, explica que devido a sua função anabólica e por atuar no crescimento celular o hormônio do crescimento contribui para a manutenção da densidade óssea e da massa muscular e para a perda de gordura. Mas apesar desse benefício estético, o ideal é buscar estimular sua produção de maneira natural para não gerar problemas sérios à saúde. Pensando nisso, e especialista listou algumas dicas de como estimular naturalmente a secreção hormonal:
- Melhore a qualidade/quantidade do seu sono
- Aumente o consumo de proteína pela dieta (consulte um nutricionista)
- Faça treinos bastante intensos e de potência como HIIT, Crossfit ou Musculação
- Adeque seus níveis séricos de vitamina D
- Evite consumir açúcar
- Perca peso
Dietas alternativas
- Alternativas para alimentos que você odeia da sua dieta
- Dieta low carb: 5 regras importantes que você precisa conhecer
- Como é a dieta Whole30, que promete transformar o corpo