Poucos sabem: se você faz parte deste grupo de pessoas, não pode tomar café logo cedo

por | nov 23, 2018 | Saúde

Vai uma xícara de cafezinho aí? A bebida é paixão mundial e o favorito da maioria das pessoas para dar aquela despertada pela manhã. Mas sabia que um grupo de pessoas não deveria consumi-la logo cedo?

Tratam-se daqueles que fazem tratamento para problemas na tireoide – principalmente o hipotireoidismo. Isto porque a cafeína, se ingerida nas primeiras horas após o uso do medicamento (tomado em jejum, ao acordar), atrapalha sua absorção.

Tratamento para tireoide: como é?

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide e aparece quando a glândula se torna incapaz de produzir hormônios para as necessidades do corpo. Já o hipertireoidismo consiste na produção exacerbada de tais hormônios, gerando alterações metabólicas.

Para tratar ambas as condições, é indicado o uso de medicamento que compense o desequilíbrio hormonal, o que deve ser feito ao acordar, em jejum e acompanhado somente de água.

Após isso, segundo explica a endocrinologista Vivian Estefan, médica especialista do Hospital Edmundo Vasconcelos, deve-se esperar cerca de uma hora para consumir qualquer tipo de alimento ou bebida, o que garante a absorção correta do remédio.

Quem tem hipotireoidismo pode tomar café?

No entanto, o café é um caso particular. Vivian afirma que, mesmo após os 60 minutos de espera, ele ainda pode interagir com o hormônio do medicamento, prejudicando a eficácia do tratamento.

“Alguns estudos mostram que o consumo do café pode prejudicar a absorção do medicamento que regula o hormônio e, por este motivo, ele deve ser tomado algumas horas depois”, complementa a nutricionista Thais Conzo.

A peculiaridade da bebida se dá pela alta concentração de cafeína em uma só xícara. Segundo explica Thais, outros alimentos conhecidos por conterem a substância apresentam uma quantidade menor e, portanto, inofensiva.

“Os chás, refrigerantes e chocolates contêm cafeína, mas em uma quantidade muito menor do que é encontrada no café. Por exemplo, em uma xícara de café expresso (60 ml), podemos encontrar 100 mg de cafeína, enquanto no chá-verde há de 25 a 40 mg”, compara.

iStock

Para se ter uma ideia, outros alimentos possuem:

  • Chá mate: 20 a 30 mg de cafeína por xícara (60 ml)
  • Chá preto: 15 a 50 mg por xícara (60 ml)
  • Coca-Cola: 30 a 35 mg por lata (350 ml)
  • Guaraná: 2 mg por lata (350 ml)
  • Chocolate ao leite: 3 a 30 mg (100 g)

E hipertireoidismo?

Conforme explica a nutricionista Thais, assim como no hipotireoidismo, o medicamento deve ser tomado em jejum em caso de hipertireoidismo, e a cafeína pode igualmente atrapalhar sua absorção. O cuidado, portanto, deve ser o mesmo.

No entanto, a opinião da endocrinologista é diferente. “O café ou nenhum outro alimento atrapalha na absorção do remédio de hipertireoidismo. Nós pedimos para que seja tomado em jejum também, mas essa questão de esperar para comer não precisa ser seguida à risca”, explicou. Sendo assim, o mais indicado para quem trata a condição é tirar a dúvida com o médico que o acompanha.

ShutterStock

Quantas horas preciso esperar para tomar café?

Segundo a médica, o tempo necessário de espera depende da dosagem de hormônio ingerida e das características de absorção do próprio paciente, sendo necessária uma indicação individualizada do médico que acompanha o tratamento.

Para a nutricionista, um intervalo seguro e ideal seria de 3 horas. “Se puder tomar só no período da tarde, melhor ainda. Já os outros alimentos podem ser consumidos a partir de uma hora depois do medicamento, inclusive os com um nível de cafeína menor”, orienta.

Leite também pode prejudicar

Segundo a endocrinologista, o leite também pode prejudicar o efeito do remédio. “O leite também não é recomendado assim como o café, pois ele cria uma membrana de proteção que acaba atrapalhando a absorção.” Desta forma, é recomendado esperar mais de uma hora para consumi-lo também.

Como saber se a tireoide está alterada?

Em caso de desequilíbrio da glândula, seja causado pelo café ou não, sintomas clássicos costumam aparecer. Os indicativos de hipotireoidismo são:

  • Fraqueza, sonolência e cansaço
  • Unhas quebradiças
  • Anormalidades na menstruação
  • Problemas de memória
  • Irritação e tristeza constante, semelhante à depressão

Já os de hipertireoidismo incluem:

  • Coração disparado e agitação
  • Emagrecimento
  • Intestino solto
  • Tremores
  • Muita energia e dificuldade para dormir
  • Aumento do volume do pescoço

Observando estes sinais, é importante consultar seu médico para que exames de sangue avaliem o funcionamento da tireoide. Se necessário, pode ser orientado ajuste no medicamento e mudanças de hábitos.

Doenças na tireoide