Pode parecer inusitado, mas a cor da língua diz muito sobre a saúde de alguém. Observando com atenção, é possível saber se existe uma infecção ou até mesmo uma doença crônica no organismo.
Uma língua saudável traz características como tonalidade rosada, úmida e com fácil movimentação. Quando o órgão está azulado, significa que algo não vai bem no corpo, especialmente com o sistema circulatório.
Língua azulada: problemas cardíacos
A cor azul da língua pode ser um sinal de que a circulação sanguínea está comprometida. Esta cianose é associada a níveis insuficientes de oxigênio nos tecidos. A língua azulada é um forte indício de possíveis disfunções cardíacas, trombose e até problemas respiratórios.
Ao ver essa coloração, é importante procurar um médico antes que a condição se agrave, já que em muitos casos, a tonalidade sinaliza ocorrências preocupantes, como um acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.
Língua azulada: outras doenças
Além destes distúrbios, outras doenças estão ligadas a língua azulada, entre elas:
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: também conhecida como DPOC, é um grupo de doenças pulmonares progressivas. Entre as mais comuns estão o enfisema e a bronquite crônica. A DPOC traz dificuldades respiratórias, tosse recorrente e falta de ar. Entre os sintomas comuns está a língua, lábios e unhas na cor azul-arroxeada.
Deficiência em vitamina B2: presente em derivados do leite, assim como carnes e peixes, esta vitamina também é conhecida como riboflavina. A falta deste componente no corpo pode afetar as membranas mucosas, incluindo a língua e causando inchaços, fadiga, aftas, inflamações na pele, entre outros sintomas.
Doença de Addison: esta doença está relacionada à insuficiência adrenal, que acontece quando as glândulas supra-renais não produzem hormônios suficientes, entre eles, o cortisol. Além da fadiga e perda de peso, manchas na pele e língua azulada estão entre os sinais comuns desta doença.