Fraqueza, insensibilidade na mão e 6 sinais de síndrome desconhecida que afeta grávida

A gravidez traz inúmeras mudanças para o corpo e para a rotina da gestante e, no meio desse turbilhão de novidades existem algumas coisas que podem passar com normalidade ou como algo corriqueiro quando, na verdade, demanda atenção.

Existe uma síndrome que afeta cerca de 60% das gestantes mas que, ainda assim, raramente é conhecido.

Síndrome do túnel do carpo

O que é?

No interior do pulso há uma passagem estreita, denominada túnel do carpo. É nessa região, ao lado do nervo mediano, que estão localizados os tendões que movem os dedos.

A síndrome ocorre quando há uma situação que resulta da compressão do nervo mediano no canal.

O que causa?

Ainda não há um consenso sobre a causa direta da síndrome, no entanto, muitos médicos atribuem a condição a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), resultado de movimentos repetitivos na região dos pulsos.

Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas.

Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

Sintomas

  • Dormência ou formigamento da palma da mão
  • Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos
  • Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados
  • Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
  • Desgaste do músculo sob o polegar
  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Embora a síndrome seja prioritariamente sentida nas mãos e no pulso, também pode ocorrer de ser erradicada para outras regiões, causando dor no pescoço, cotovelo e nos ombros.

Diagnóstico

Dois testes ajudam a estabelecer o diagnóstico: o teste de Phalen e o teste de Tinel.

O primeiro consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intracarpeana, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.

O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento. Em alguns casos, é necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico.

ThinkStock

Tratamento

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, a recomendação médica tende a ser a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.

Se não for tratada….

Caso não seja tratada devidamente, o quadro pode gerar complicações como lesão permanente do nervo, hemorragia, infecção, atrofia muscular e alteração importante da sensibilidade.

Prevenção

Uma vez que o surgimento da síndrome está associada ao movimento repetitivo, o ideal é que sejam evitados ou reduzidos os movimentos repetitivos do punho sempre que possível. Utilizar produtos ergonômicos também é uma alternativa para diminuir os danos e melhorar a postura. Uma avaliação médica também é essencial para evitar que outros fatores possam desencadear a síndrome.

Doenças silenciosas