Se você faz parte do grupo de pessoas que não conseguem comer nada logo ao acordar certamente sente certa culpa e aflição ao ouvir conselhos médicos afirmando que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia.

A falta de fome de manhã pode ser resultado de hábitos adquiridos ainda na infância ou mesmo causada por algo mais óbvio, como o consumo exagerado de alimentos, principalmente gordura, no período noturno.
Jantar influencia no apetite da manhã

Consumir muitas calorias no jantar ou comer muito tarde à noite costumam ser as razões mais comuns da falta de apetite de manhã.
Durante o sono, o estômago passa por um período de desintoxicação para decompor os alimentos ingeridos e transformá-los em combustível para o corpo ou resíduos.

Se no jantar você tem o hábito de consumir alimentos ricos em gordura e proteínas, terá assim uma digestão mais lenta enquanto dorme e, consequentemente, menos fome de manhã, uma vez que o organismo ainda estará processando a refeição noturna do dia anterior.
O intestino grosso, na maioria das pessoas, tende a se desintoxicar nas primeiras horas da manhã, causando um movimento intestinal que resulta, geralmente na vontade de evacuar.
Se você não tem vontade de fazer cocô logo cedo, dificilmente estará com fome até que seu corpo produza o movimento intestinal necessário para livrar os resíduos, algo comum entre pessoas que consomem refeições muito gordurosas antes de dormir.

Portanto, se você deseja ter fome ao acordar e seguir orientações de médicos e nutricionistas para tomar um café da manhã nutritivo e reforçado, preste atenção ao que come no jantar e, se possível, faça alterações necessárias em hábitos noturnos para levantar da cama com mais apetite.
Café da manhã saudável
- Tomar DOIS cafés da manhã pode ser o hábito que te fará emagrecer
- 6 receitas para começar o dia cheio de fibras, nutrientes e saciedade
- Pular café da manhã é muito mais grave do que você imagina: veja riscos