Deixe de acordar com dor insuportável da câimbra noturna fazendo só isso

As câimbras noturnas aparecem de forma súbita e, geralmente, afetam os músculos dos membros inferiores, como coxas, pés e panturrilha. Essas dores duram poucos minutos ou até alguns minutos e são caracterizadas por contrações fortes e involuntárias. Especialmente quando o indivíduo está deitado na cama, de forma relaxada.

De acordo com a médica Dra. Andrea Sette, a câimbra é um indício de que algo está afetando os músculos. Seja pela prática exagerada de exercícios físicos, má circulação sanguínea ou deficiência de minerais como potássio e magnésio, por exemplo.

ShutterStock

Como evitar as câimbras noturnas

Outros fatores como diabetes, hipotireoidismo, sedentarismo e uso de medicamentos também podem causar as temidas câimbras. Outra causa bem comum é a falta de água no organismo: a desidratação deixa as terminações nervosas mais sensíveis, facilitando as contrações e pressão nestas áreas do corpo.

Por isso, para evitar a câimbra noturna é necessário beber muita água ao longo do dia para manter o corpo hidratado. A água é importante para manter as funções vitais do corpo, inclusive o bom funcionamento do sistema circulatório.

Outra recomendação é fazer um alongamento de 15 minutos antes de dormir, flexionando os pés de forma que os dedos apontem para cima. No momento da dor, é indicado realizar massagens nas pernas e pés, fazendo movimentos leves e circulares.

A alimentação também ajuda a prevenir estas contrações involuntárias, apostando em uma dieta balanceada e alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio, como vegetais de folhas verde-escuras, abacate, tomate e banana.

Dicas para prevenir as câimbras