Simony revela tipo raro de câncer no intestino: cantora descobriu após inchaço na virilha

Usando as redes sociais, a cantora Simony se abriu com os fãs sobre uma condição de saúde descoberta recentemente. Conforme contou, ela está com um câncer – e, prestes a iniciar um tratamento de seis meses, a cantora e o médico responsável pelo quadro deram detalhes tanto sobre a doença em si quanto sobre o prognóstico.

Simony revela câncer colorretal

Surpreendendo a todos, Simony surgiu recentemente em um vídeo no qual aparece em uma cama de hospital ao lado de um médico para anunciar um quadro de saúde recém-diagnosticado. Conforme contou a cantora, ela descobriu, por acaso, um câncer intestinal, e está agora em vias de iniciar um tratamento.

“Eu nunca entrei numa briga para não sair ganhando. Sou forte mesmo, estou com a maior animação de começar esta químio”, afirmou Simony, ressaltando que buscou fazer os exames não por rotina, mas a partir de um inchaço identificado na região da virilha.

https://www.instagram.com/p/CgzTDeFOPAY/

“Por conta de uma íngua, fui fazer meus exames. Eu nem sabia que nós precisávamos fazer a partir dos 45 anos. Por este exame, descobri um câncer”, afirmou, se referindo ao inchaço em um dos gânglios presentes na região. “Costumo dizer que este gânglio me salvou”, completou.

Em sua fala, o médico de Simony, o oncologista Fernando Maluf, se mostrou tão esperançoso quanto a cantora. “Esta é uma situação que tem tratamento, envolve químio e radioterapia. A gente tem uma esperança muito grande baseada nos resultados da literatura, nos resultados dos nossos grupos. Esta princesa vai ter uma história feliz”, disse ele.

A partir de agora, Simony fará um tratamento que dura, em média, seis meses – algo que será conduzido no hospital onde ela está atualmente internada, o HCor, em São Paulo.

Câncer colorretal epidermoide é um tipo de câncer anal

Câncer de Simony, o carcinoma epidermoide, é o mais comum tipo de câncer anal
Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images/iStockphoto

De acordo com o oncologista responsável pelo caso de Simony, o câncer da cantora é do tipo epidermoide – um tipo de câncer de ânus que, segundo dados do Ministério da Saúde, é o mais comum dentre os tipos de câncer anal, responsável por 85% dos casos. O câncer anal, no entanto, é raro, e representa de 1 a 2% de todos os casos de câncer colorretal.

O câncer de ânus, assim como outros tipos de câncer no intestino, nem sempre causam sintomas – mas, de acordo com informações da organização Oncoguia, metade dos pacientes com este tipo da doença apresenta sangramento. Este, inclusive, costuma ser um dos primeiros sinais da doença, algo frequentemente confundido com hemorroidas.

Como ocorreu com Simony, outro sintoma possível é o inchaço de gânglios linfáticos, algo que pode se manifestar tanto na área do próprio ânus quanto na virilha – e, além destes sinais, os sintomas de câncer anal incluem:

  • Coceira no ânus;
  • Presença de nódulo ou massa no ânus;
  • Dor na região anal;
  • Alteração no diâmetro das fezes.

Condições podem aumentar o risco de câncer anal

De acordo com o Ministério da Saúde, condições como infecções causadas pelo HPV e o HIV, infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, fístula anal crônica, irritação crônica do ânus, além de hábitos como má higiene da região anal, são fatores que podem aumentar os riscos de se desenvolver este tipo de câncer.

Câncer colorretal