Também chamada de Doença do Refluxo Esofágico, a azia é caracterizada pela sensação de queimação no estômago que geralmente surge nas duas primeiras horas após a alimentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com o problema.
Azia e má digestão: o que causa
Segundo informações do Hospital 9 de Julho, a azia é causada por mau funcionamento da válvula presente no esôfago, que libera a passagem do alimento. Seu comprometimento permite que o ácido utilizado pelo corpo para digerir a comida retorne pelo esôfago e provoque a sensação de queimação.
Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta, explica ainda que azia é resultado de hábitos alimentares incorretos, como comer rapidamente, mastigar pouco, ingerir muitas bebidas alcoólicas e fumar. Estresse e obesidade também são fatores determinantes, segundo o médico.
Como curar azia e queimação
Segundo informações do Hospital Sírio-Libanês, bons hábitos alimentares são fundamentais para curar azia e queimação.
O ideal é sempre comer lentamente, com várias pequenas porções durante o dia e não se deitar logo após as refeições.
É importante não ingerir líquidos durante as refeições e evitar uma lista de piores comidas para quem sofre de azia.
Além disso, incluir no cardápio alimentos que facilitam a digestão também ajuda.
Ainda é recomendável criar um diário alimentar para identificar quais outros produtos podem desencadear a queimação, já que a relação de desencadeantes pode mudar bastante de pessoa para pessoa.
Remédio de farmácia para azia
O uso de remédios para combater a azia deve ser feito apenas a partir de indicação médica. Alguns dos remédios mais comuns receitados por profissionais de saúde para aliviar os sintomas são:
- Omeprazol
- Cimetidina
- Cloridrato de ranitidina
- Esomeprazol Magnesio
- Dexilant
- Domperidona
- Motilium
Remédio caseiro para azia
A azia e a queimação podem ainda ser combatidas com soluções e remédios caseiros que aliviam os sintomas de forma natural.
1) Leite para azia
O baixo pH do leite neutraliza a acidez estomacal, resultando em alivio momentâneo ao problema. No entanto, sua fórmula aumenta as chances de azia por ser rica em cálcio e gorduras. Assim, é preferível beber o leite de soja, que contém pouco cálcio e não possui banha.
2) Bicarbonato com água contra azia
Bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para azia, já que seu pH alcalino neutraliza o excesso de ácido no estômago.
3) Suco de babosa combate azia
Também conhecida como aloe vera, a babosa possui propriedades regeneradoras, digestivas e anti-inflamatórias que são excelentes para quem sofre de refluxo. O consumo pode ser feito de várias maneiras, mas o mais indicado é preparar o suco de babosa.
4) Frutas para combater a azia
Semiácida, rica em vitaminas e sais minerais, a banana d’água madura ajuda a diluir o ácido estomacal, amenizando assim a queimação. Pera, maçã vermelha e mamão também aliviam o desconforto.
Que tipo de chá é bom para azia?
5) Chá de gengibre
As propriedades do chá de gengibre aliviam queimação e gases intestinais, já que a raiz tem ação anti-inflamatória.
6) Chá de hortelã e alecrim
A bebida diminui a acidez estomacal e, consequentemente, alivia gases, cólicas e azia. Para obter os efeitos benéficos, é indicado que a bebida seja consumida 30 minutos antes das refeições.
7) Chá de espinheira santa
Os benefícios do chá de espinheira santa para problemas gastrointestinais se devem à presença de minerais e compostos cicatrizantes que facilitam a digestão e aliviam a queimação.
8) Chá de funcho
Consumir chá de funcho melhora azia porque que ele auxilia no esvaziamento do estômago e, assim, facilita a digestão.
Como aliviar a azia: dicas simples
- Esse truque ao deitar na cama pode salvar quem tem azia com frequência
- O que fazer para aliviar azia: fórmulas caseiras que funcionam de verdade
- Conheça as 9 melhores dicas para nunca mais ter azia depois de comer