Coceira, inchaço, manchas vermelhas, enfim, os sintomas iniciais de um processo alérgico são comuns, mas nunca devem ser desprezados. Se os primeiros sinais forem associados a outros problemas, como dificuldade de respirar, desmaio, tontura, vômitos ou diarreia, por exemplo, pode resultar em um choque anafilático, que possui risco de morte.
Choque anafilático: o que é
A anafilaxia é a forma mais grave de reação de alergia, que pode ser desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos e contrastes radiológicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de anafilaxia podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar um choque anafilático, que pode levar à morte.

Causas
Picada de abelhas
O veneno é um dos causadores de anafilaxia. Ou seja, picadas de abelhas, marimbondos, vespas, entre outros insetos, pode provocar a alergia grave.
Anestesia
A anestesia, assim como outros medicamentos como antibióticos, penicilina, anti-inflamatórios, insulina, entre outros, também pode causar choque anafilático em algumas pessoas.

Alimentos
Camarão, mariscos, frutos do mar e amendoim estão entre alguns dos alimentos que mais causam alergia.
Látex
Produtos derivados da borracha, como luvas ou mesmo preservativo, pode provocar alergia grave em algumas pessoas.
Sintomas de um choque anafilático

Se você não sabe como reconhecer um choque anafilático, confira os principais sintomas da condição:
- Sensação de desmaio
- Pulso rápido
- Dificuldade de respiração, com chiados no peito e tosse
- Náusea e vômito
- Dor no estômago
- Inchaço nos lábios, língua ou garganta
- Placas altas e com coceira na pele
- Pele pálida, fria e úmida
- Tontura, confusão mental ou perda da consciência
- Parada cardíaca
Primeiros socorros: o que fazer
De acordo com informações da Agência Brasil, não há muito o que fazer quando uma pessoa próxima sofre um choque anafilático. A medida fundamental é levar o indivíduo imediatamente ao pronto-socorro.

Tratamentos
O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado de forma imediata. Apesar de ser uma situação de emergência, o quadro é controlável e reversível se diagnosticado e tratado a tempo.
O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.
Sequelas
Quando socorrido e tratado a tempo, o paciente que sofre um choque anafilático não apresenta qualquer tipo de sequela.
O que acontece com corpo durante um choque anafilático
A anafilaxia é uma reação alérgica do corpo ao entrar em contato com alguma substância que ele considera estranha e perigosa. Diante do alerta, o sistema imunológico é então ativado para produzir anticorpos.
No caso do choque anafilático, a pessoa desenvolve uma hipersensibilidade a substâncias que normalmente são inofensivas, resultando na reação alérgica severa, que leva à anafilaxia.
Tipos de alergia
- Este é o alimento que mais causa alergia em crianças de até 5 anos
- Alergia ao sêmen existe e é uma das causas destes incômodos após o sexo
- Exagerar nos lenços umedecidos pode fazer seu bebê contrair alergias