Catarro verde pode denunciar 3 doenças: quando é grave e como tratar

por | mar 15, 2019 | Saúde

O catarro (ou muco) é uma secreção produzida por glândulas que ficam abaixo da camada que reveste as vias aéreas e tem a função de proteger o organismo contra vírus e bactérias. Composto por água, glicoproteínas, sais e restos celulares, o catarro não é fonte de preocupação quando é saudável, ou seja, sem cor ou odor específico. Mas e quando é catarro verde?

Quando apresenta alteração na coloração, espessura ou odor, o catarro pode indicar problemas de saúde. O muco esverdeado, por exemplo, geralmente é resultado de uma infecção bacteriana, mas não sempre. Conheça as possíveis causas dessa alteração:

Catarro verde: o que pode ser

Pulmões - catarro verde

É preciso examinar os pulmões diante de sintomas que não cedem em até três semanas (Crédito: ibrandify/Freepik)

O catarro verde pode surgir em diferentes tipos de condições de saúde, e prestar atenção aos sintomas associados é importante para descobrir as causas do problema.

Gripe

A gripe é causada por vírus, e a tosse é um de seus sintomas mais comuns. Ela pode ser seca ou acompanhada de catarro esverdeado ou amarelado.

Sinusite

Catarro grosso, verde ou amarelo, assim como nariz entupido, são sintomas comuns de sinusite bacteriana. A doença ainda pode provocar febre alta, pressão ou dor nos dentes superiores, bochechas, testa ou entre os olhos.

Homem assoando o nariz - catarro verde

Sintomas respiratórios podem acontecer em quadros simples, como de resfriados, até mais graves, como de pneumonia (Crédito: Brittany Colette/Unsplash)

Catarro verde também pode ser pneumonia

Febre alta, indisposição, tosse seca ou com catarro esverdeado, amarelado ou com sangue são sintomas que podem aparecer em um quadro de pneumonia, segundo João Marcos Salge, pneumologista do HCor e especialista em doenças respiratórias.

Catarro verde é infecção?

Nem sempre, porém, a coloração esverdeada do catarro está relacionada a uma infecção bacteriana.

Quando você tem uma gripe ou resfriado, o sistema imunológico envia glóbulos brancos chamados neutrófilos para as vias respiratórias. Essas células contêm uma enzima de coloração esverdeada e, em grande quantidade, podem deixar o catarro verde.

Médico examinando os pulmões de um paciente

Catarro verde pode ser sintoma de infecção bacteriana (Crédito: National Cancer Institute/Unsplash)

É grave?

Quando a causa do catarro verde é alguma infecção simples, normalmente desaparece após poucos dias do início do tratamento da condição. No entanto, se o problema persistir por mais de três semanas, é importante consultar um médico.

Identificar sintomas associados ao catarro esverdeado também é importante para saber se o paciente tem alguma doença mais grave. Portanto, fique atento se, além do muco esverdeado, observar sinais como:

  • Falta de ar;
  • Dor e chiado no peito;
  • Tosse persistente;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre alta (acima de 38 graus).
Pulmões

Diante do surgimento de catarro verde, é preciso se atentar para outros sintomas (Crédito: kalhh/Pixabay)

Como tratar

O catarro verde é um sintoma, e não uma doença em si. Por isso, o tratamento depende da condição que está causando a alteração na cor do muco.

No caso de gripes e resfriados, o tratamento normalmente é feito com medicamentos antigripais ou antibióticos, no caso de uma infecção bacteriana. Em casos mais graves, como pneumonia, por exemplo, o paciente pode precisar até mesmo de uma internação hospitalar.

Tosse: causas, sintomas e tratamentos