Gastrite pode ser de 4 tipos: causas, sintomas e tratamentos específicos

Gastrite é um termo geral dado para um grupo de condições que possuem uma coisa em comum: a inflamação do revestimento do estômago. A gastrite possui diferentes tipos e causas, mas os sintomas são praticamente os mesmos, independentemente da origem do problema.

Sintomas

Os principais sintomas de gastrite são:

  • Dor aguda na região abdominal
  • Queimação na boca do estômago, principalmente após comer
  • Sensação de estufamento
  • Náuseas e vômitos
  • Perda de apetite
  • Dificuldade de digestão

Gastrite nervosa

Gastrite nervosa é o nome popularmente dado ao tipo de gastrite causado pelo estresse, explica o cirurgião digestivo Amir Charruf, do Hospital Moriah.

Causas

Além de aumentar a secreção de ácidos no estômago, o estresse ainda pode alterar negativamente o hábito alimentar do paciente, fazendo com que ele fique muito tempo em jejum e consuma alimentos nada saudáveis. O resultado é a criação de uma situação propícia para o desenvolvimento da gastrite.

Tratamentos

Como a gastrite nervosa está relacionada a oscilações de humor, aprender a lidar melhor com estresse e ansiedade é o ponto de partida para o tratamento. Técnicas de meditação, prática de atividades físicas, acupuntura e outras terapias que promovem relaxamento são indicadas para a melhora do paciente. Em casos mais graves, pode ser ainda indicado consultas com psicólogos ou psiquiatras.

Cuidar da alimentação, evitando comidas que irritam a mucosa e causam dor, é outro fator importante para tratar a gastrite, assim como adoção de hábitos saudáveis e abandono do tabagismo e redução do consumo de álcool, por exemplo.

Gastrite Erosiva

De acordo com informações do site médico Healthline, a gastrite erosiva é a forma menos comum da doença. Normalmente não causa inflamação, mas pode levar a hemorragias e úlceras no revestimento do estômago.

A condição ainda pode apresentar alguns sintomas diferenciados, como fezes escuras e vômitos com sangue.

Gastrite Crônica

Shutterstock

De acordo com informações do Hospital 9 de Julho, quando os sintomas da gastrite exigem tratamento constante, ela é caracterizada como crônica.

Causas

As causas, nesse caso, são variadas, mas normalmente estão relacionadas a um fator autoimune ou pela presença da bactéria H. pylori, que produz uma inflamação crônica no estômago que, se não tratada, pode levar à úlcera ou mesmo ao câncer.

Tratamentos

Em caso de confirmação da presença da H. pylori no organismo, o paciente pode ser orientado a fazer uso de medicamentos para eliminar a bactéria. O médico pode recomendar uma combinação de antibióticos que deve ser tomada por um prazo médio de 7 a 14 dias.

Além disso, são válidas as mesmas indicações para manter uma boa alimentação e, principalmente, incluir no cardápio comidas que inibem e combatem de verdade a H. pylori.

Gastrite aguda

Recebe a denominação de gastrite aguda a inflamação que causa grande desconforto, dificuldade de a pessoa se alimentar, mas surge de repente e é passageira.

Causas

A gastrite aguda, na maioria dos casos, é causada pela ingestão excessiva de comida gordurosa, apimentada, condimentada e álcool. Anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros medicamentos utilizados sem acompanhamento médico também podem irritar a mucosa do estômago e provocar o desconforto.

Tratamentos

Além dos cuidados com a alimentação, o paciente com gastrite aguda pode, com orientação médica, fazer uso de remédios como omeoprazol, pantoprazol e esomprazol, que reduzem a secreção ácida do estômago e amenizam a inflamação da mucosa. Medicamentos que criam uma barreira de proteção gástrica, como sucralfato, também podem ser receitados.

Gastrite tem cura?

A gastrite tem cura quando o paciente descobre exatamente a causa do problema, especialmente em sua fase inicial, e consegue seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico, seja com uso de medicamentos ou dieta e mudanças de hábitos.

Por outro lado, se a gastrite não é identificada e tratada da maneira certa, ela pode evoluir, se tornar crônica e dificultar muito o processo de cura e alívio dos sintomas.

Gastrite: causas, sintomas e tratamentos