Além das costas e do pescoço, a região dos ombros é uma das que mais está suscetível a lesões que podem provocar inflamações e, consequentemente, dores e desconfortos.
As causas de dores no ombro podem ser bastante variáveis e apenas um exame realizado por um profissional de saúde poderá indicar exatamente a localização do problema e sua gravidade para, assim, dar início ao tratamento mais indicado.

O que pode ser dor no ombro
Tendinite e bursite
De acordo com a reumatologista Andrea B. V. Lomonte, do Hospital Sírio-Libanês, tendinites e bursites costumam ser as causas mais comuns de dores nos ombros e podem ocorrer isolada ou conjuntamente.
A médica explica que, ao longo de muitos anos, os movimentos podem levar à compressão dos tendões. Essa compressão pode, por sua vez, promover inflamação dos tendões e da bursa (um tecido que em circunstâncias normais protege o ombro), levando à tendinite e à bursite.
Artrite
A dor no ombro pode também ser resultado de artrite, geralmente relacionado ao envelhecimento natural e ao desgaste de articulações.

Capsulite adesiva
Também chamada de ” ombro congelado“, a condição consiste na movimentação extremamente restrita dessa articulação, como se o ombro realmente estivesse congelado, diz a reumatologista.
Isso pode ocorrer em decorrência da falta de movimentação do ombro causada por tendinite ou ruptura dos tendões. Pessoas que fizeram cirurgia no ombro ou que apresentam artrite reumatoide, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou derrame cerebral são mais suscetíveis ao problema.
Fraturas e deslocamentos
Geralmente causados por traumas, fraturas e deslocamentos são outras possíveis causas de surgimento de dores nos ombros.

Dor no ombro e no pescoço
Dor no ombro e no pescoço, que também pode acompanhar desconforto nas costas e no braço, pode indicar hérnia de disco cervical. A condição pode atingir tanto um nervo quanto a medula espinhal, explica Dr. Mario Augusto Taricco, neurocirurgião do Hospital Sírio-Libanês.
Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores nos braços, pescoço, ombros e a parte superior das costas. De acordo com o médico, a dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos.

O que fazer para aliviar dor no ombro
O tratamento para dor no ombro deve ser indicado pelo médico após uma avaliação detalhada do problema, com ajuda de exames complementares.
Medicamentos
Na maioria dos casos, o primeiro passo para aliviar dores nos ombros é fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. O paciente ainda pode ser orientado a fazer compressas com gelo e ficar em repouso.
Fisioterapia
A dor no ombro pode ainda ser combatida com fisioterapia analgésica, por meio de técnicas que ajudam a aliviar o desconforto. Também podem ser adotados exercícios de condicionamento e fortalecimento dos músculos.

Massagem e a acupuntura
Métodos como massagem e acupuntura, por relaxarem a musculatura e terem ação analgésica, podem entrar como tratamentos complementares para aliviar. Os procedimentos, no entanto, devem ser realizados após avaliação e indicação médica.
Alongamento
Em entrevista ao site Drauzio Varela, o médico e professor de ortopedia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Sergio Luiz Cecchia afirma que o alongamento dos músculos peitorais evita que os ombros sejam projetados para frente e afetem os tendões, podendo então ser uma opção para aliviar dores nos ombros.
De acordo com o profissional, o exercício mais importante, no entanto, é o alongamento das estruturas posteriores do ombro. Ele consiste em colocar a mão nas costas e erguê-la, o máximo possível, em direção ao pescoço, ou juntar as duas mãos nas costas e erguer os braços.
Dores nas costas e no pescoço
- Hérnia de disco: o que causa + tipos diferentes de dor e tratamento
- Dor no pescoço pode ter 8 causas diferentes: hérnia, infecção e mais
- Quem sente dor nas costas deve saber que causa pode ser EMOCIONAL